As expressões numéricas são recorrentes em provas de concursos públicos e vestibulares. O objetivo nesse artigo é ensinar como resolver as expressões numéricas passo a passo. Vamos detalhar todos os aspectos que podem gerar dúvidas. Ao final do artigo, temos a área de comentários, em que os poderão escrever elogios, críticas e dúvidas relativas às expressões numéricas. Nesse artigo, ainda vamos explicar como interpretar exercícios e montar uma expressão numérica corretamente. Vamos mostrar qual é a ordem de resolução entre os operadores matemáticos de adição (+), subtração (-), multiplicação (x), divisão (/), potenciação (^), radiciação (√). Além disso, vamos indicar a ordem dos separadores como os parênteses (), colchetes [] e chaves {}. Adicionaremos ao nosso conteúdo, expressões numéricas com fração, pois percebi que muitas pessoas tem dúvida quando envolve fração. Após a explicação do conteúdo, vou disponibilizar exercícios com gabarito.
O que é Expressão Numérica?
Podemos dizer que expressões numéricas são problemas traduzidos em números e operadores matemáticos. Na prática, é um conjunto de números, operadores matemáticos e separadores que se interagem.
Exemplo de expressão numérica
O exemplo a seguir é simples para mostrar que expressões numéricas são problemas traduzidos em números. Maria tinha 20 balinhas. Na escola, Maria deu 15 balinhas para seus colegas. No dia seguinte, Maria ganhou mais 36 balinhas. Na escola, Maria deu 12 balinhas e ao chegar a casa deu mais 17 balinhas para seu irmão. Quantas balinhas sobraram para Maria? Pela interpretação, toda vez que Maria ganha balinha, temos que somar a quantidade que ela ganhou com o que ela já tinha. Toda vez que ele dá balinhas temos que subtrair do que ela tinha. Seguindo esse raciocínio, temos a seguinte expressão numérica:
De modo geral, toda vez que se perde algo fazemos subtração e quando ganhamos algo somamos. Para resolver esse problema, vamos somar e subtrair na ordem de aparição da esquerda para a direira.
Como nem todas as questões são simples assim, vamos aprender agora como resolver as expressões numéricas mais completas, ou seja, que envolva os demais operadores matemáticos. A dúvida geral é: o que resolver primeiro? Para resolver as expressões numéricas corretamente é fundamental saber a ordem de resolução dos operadores. Os primeiros operadores a serem resolvidos são as 1. Potenciações e as radiciações, na ordem de aparição da esquerda para a direita. 2. Multiplicações e divisões, na ordem de aparição da esquerda para a direita. 3. Adições e subtrações na ordem de aparição da esquerda para a direita. Acompanhem o exemplo abaixo, que mostra como a ordem de resolução dos operadores é importante.
Além da ordem dos operadores, existe a ordem dos separadores. 1. Parênteses () 2. Colchetes [] 3. Chaves {}
As primeiras operações a serem resolvidas são as que estão dentro dos parênteses, depois passamos a resolver as operações dentro dos colchetes e por último resolvemos as operações dentro das chaves. Seguir essa ordem é fundamental e caso não seja obedecida, pode fazer você errar o exercício. Veja o exemplo da diferença que a ordem de resolução pode ocasionar.
nica diferença entre o exemplo 01 e o exemplo 02 é a posição do separador. Nos dois casos, a resolução está correta, mas os resultados são totalmente diferentes devido a ordem de resolução estabelecida pelo posicionamento dos parênteses.
Expressões numéricas com fração
Apesar de ser uma dúvida constante para muitos alunos, a fração nada mais é do que um número. A aparição de uma fração no meio de uma expressão numérica não altera a ordem de resolução que ensinamos. Acompanhem o exemplo abaixo:
Trate a fração como um número qualquer expresso em forma de fração. Recomendo que leiam o artigo como resolver frações (em breve).
Exercícios de Expressões Numéricas
Tente resolver os exercícios abaixo. Conforme for possível, vou publicar vários exercícios resolvidos passo a passo para que possam acompanhar a solução.